Wednesday, June 22, 2011

Glutamina



Quando praticamos exercícios físicos com regularidade e num ritmo agradável, melhoramos e fortalecemos nosso sistema imunológico, isso já não é nenhuma novidade, porém quando a intensidade é grande, como no caso dos atletas ou pessoas que treinam arduamente, o efeito contrário acontece e o sistema imunológico pode ficar prejudicado, é o que constatou um estudo publicado no jornal do American College of Sports Medicine. A explicação para essa aparente incoerência está na queda dos níveis de glutamina no sangue, que é excessivamente consumida durante os treinamentos.

O que é glutamina?
É o aminoácido mais abundante de forma livre encontrado no tecido muscular. Além de atuar como nutriente (energético) às células imunológicas, a glutamina apresenta importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula a síntese protéica.


Como outros aminoácidos, a glutamina desempenha um papel vital no metabolismo da proteína e na recuperação muscular. A glutamina não é somente utilizada pelo tecido muscular, mas também em grande quantidade pelo sistema digestivo.

Atletas que participam de esportes que necessitam de força, velocidade e resistência — como, por exemplo, o futebol, o ciclismo e a corrida — usam glutamina para auxiliar no aumento e na manutenção da massa muscular, especialmente durante o treinamento intenso. A glutamina é muito benéfica em qualquer momento que o corpo é obrigado a lidar com aumento do estresse.

É exatamente ela, a responsável pela alimentação dos leucócitos permitindo assim que desempenhem suas funções de destruição de bactérias e vírus. Por este motivo é que se diz que em overtraining o sistema imunológico fica debilitado. A solução para esses esportista profissionais que treinam pesado é a suplementação de glutamina, diminuindo assim as chances de se debilitar.

Quais o benifícios da glutamina?
Praticantes de atividades físicas identificam, basicamente, 3 benefícios principais no consumo da glutamina:

◦Redução da quebra de tecido muscular e estímulo do crescimento dos músculos;
◦Estímulo ao aumento de volume da célula, o que favorece o crescimento muscular;
◦Auxílio na entrada dos aminoácidos nas células musculares para melhorar a recuperação após os exercícios.
Pesquisas indicam que depois de exercícios intensos os níveis de glutamina no corpo são reduzidos em até 50%. A glutamina ajuda os atletas a reduzir a deterioração dos músculos que ocorre quando outros tecidos que necessitam de glutamina não a encontram disponível, tendo assim que roubar os estoques deste aminoácido das células musculares. Ela pode também aumentar os níveis do hormônio de crescimento no corpo, o que gera maior crescimento muscular

Como utilizar a glutamina?
Na Europa, é comum em hospitais o fornecimento de glutamina para pacientes que sofreram algum estresse ou trauma físico (por exemplo, acidentes), devido à ótima capacidade de reposição deste aminoácido. Este aminoácido é naturalmente produzido em nossos músculos e podem ser também encontrada em muitos alimentos ricos em proteína como carnes, peixes e derivados do leite. Mesmo que o Whey Protein seja uma excelente fonte de glutamina, muitos dos suplementos de qualidade de Whey Protein são fortificados com glutamina, assim como muitos Substitutos de Refeição de qualidade.

A glutamina deve ser consumida regularmente ao longo do dia, contudo, os momentos mais importantes são depois da atividade física e antes de dormir. Acredita-se, também, que seja melhor consumir glutamina sem a adição de outro aminoácido, pois há indícios de que há uma competição pela sua utilização no organismo.

Outra boa idéia, logo após a atividade física, é tomar glutamina juntamente com carboidratos simples (ex: frutas e mel) para aumentar os níveis de insulina e dessa forma acelerar a entrada da glutamina nas células musculares. Isso contribui para uma recuperação mais rápida.

Efeitos colaterais
Até o momento nenhum efeito colateral conhecido foi relatado pelo uso da forma livre Glutamina. Glutamina é um aminoácido natural produzido por nossos corpos e é acreditado ser seguro.

No comments:

Post a Comment