Wednesday, December 28, 2011
Comer ou não leite e derivados, frutas, carbos??
Vocês já devem ter notado que cada lugar onde vamos buscar informações geralmente encontramos informações diferentes e até contrárias. Pois bem, a verdade é que não existe a verdade absoluta, não existe o ideal fixo - a palavra mais sensata seria "adequado". Ou seja, dieta adequada, treino adequado para cada indivíduo. Em uma entrevista, esse senhor ganhou a minha simpatia, realmente ele foi bem sensato nas suas palavras. Vamos nós para o quente da matéria...
Para quem quer perder gordura, dieta alta em carbos e baixa em gorduras ou o contrário?
- Primeiro você deve entender o seu tipo físico e a estrutura do seu metabolismo, esse é o crítico passo e que deve ser levado em consideração antes de iniciar qualquer dieta. Uma pessoa que 100 kg com um rápido metabolismo irá precisar de mais proteínas comparada a uma pessoa de 100 kg com um metabolismo mais baixo ou endomorfo, assim como precisará de mais carboidratos. Mas até mesmo um corpo de metabolismo lento deve ter cuidado em cortar demais os carboidratos, pois eles são o nutriente mais metabólico e estimulante para o nosso organismo.
Diminuir as proteínas, em algum caso, pode ser uma boa idéia?
- Com certeza, o nosso corpo não consegue absorver tanta proteína de uma só vez. Então ela é estocada como glicose ou gordura, isso faz com que o processo de perder gordura seja mais lento e também atrapalha o potencial benéfico dos carboidratos no nosso organismo. Pois os carboidratos são mais anabólicos e metabólicos do que as proteínas, mas eu não sou a favor da dieta baixa ou alta em carboidratos, sou a favor de o quê o seu corpo precisa. Motivo que torna a caseína mais interessante durante o dia ao compararmos com o whey.
E qual a quantidade ideal de carbos para quem quer definição no pós-treino? Carbos simples são os ideais e promover o aumento da insulina?
- Há muitas receitas, mas depende do seu objetivo e como o seu corpo reage. Se você comer apenas proteínas no pós-treino você está se livrando de um problema: o catabolismo. Ao adicionar carboidratos você não apenas evita o catabolismo mas como também se beneficia do anabolismo. Para alguém que realmente está focado em perder gordura, comer apenas proteínas no pós-treino e carboidratos na refeição seguinte é uma boa receita.
E as frutas, leites e derivados, hein??
- Eu não vejo problema em frutas, leites e derivados e em pão. A frutose não pode ser convertida em glicogênio muscular ao primeiro passo. Mas o fígado irá converter em glicose quando houver déficit calórico e então estará disponível no tecido muscular, sério?? Então eu nao recomendaria que a metade dos seus carboidratos viessem das frutas e nem faria uso exclusivo de frutas no pós-treino como fonte de carboidratos. As frutas não são melhores que os carboidratos integrais mas também não devem ser evitadas. E penso na mesma forma em relação aos pães integrais.
Tuesday, December 27, 2011
Fat Burner Series (especial OxyElite)
Falando dos fat burners, quero dar ênfase nos hormônios tireoidianos.
Dois suplementos que otimizam o trabalho dos hormônios tireoidianos são o Oxyelite e o Thyro-Slim. Vamos começar a falar do OxyElite. Esses dois suplementos diferenciam-se um pouco do Lipo6 (outro queimador de gordura). O lipo6 é bem mais estimulante, dependendo da versão possui o dobro de cafeína e influencia na perda de apetite. Possui também feniletilaminas (derivadas do chocolate) que ativam a gordura marrom (vital) do corpo, fazendo com que a gordura branca seja mais utilizada na queima. Possui um complexo de yohimbine também e um blend que acelera a queima de gordura pela elevação da temperatura do corpo.
Pessoas com qualquer problema na tireóide não devem utilizar nenhum dos produtos citados.
Analisando a tabela do Oxy temos o seguinte:
Na verdade o Oxy é um conjunto de extratos vegetais que ajudam na conversão do hormônio tireoidiano T4 em T3 e isso significa queima de gordura.
Entendendo esses hormônios.
A glândula tireóide produz os dois hormônios: T4 e T3. A glândula produz aproximadamente 80% de T4 e 20% de T3 e através de enzimas o pro-hormônio T4 é convertido em T3. E esse processo é responsável por quase toda a produção de T3 no nosso organismo. A enzima responsável por esse processo é a deiodinase do tipo 2 e está presente no cérebro, na hipófise e no tecido adiposo marrom. Quais as funções do T3 no nosso organismo?
aumentar o metabolismo basal
estimular a síntese protéica
estimular a quebra do glicogênio (processo que ocorre durante os exercícios para obtenção de energia)
diminuir o colesterol
Existem algumas substâncias (extratos vegetais) capazes de otimizar a produção natural de T3 no nosso organismo, que é a promessa do OxyElite. As substâncias dele são:
Bauhinia Purpurea l. - É especificamente uma orquídea de origem chinesa. Tem a capacidade de aumentar os níveis do T4 e em especial do T3 e otimizar a conversão entre eles.
Bacopa monnieri - Conhecida também como centella asiática, o extrato eleva os níveis de T4 em até 41% (dados do próprio site do produto). O interessante é que juntamente com a Bauhinia faz com que o nosso organismo otimize a queima de gordura.
Cirsium olygoplylum - Extrato vegetal capaz de reduzir o peso corporal total em até 6%, reduz a gordura subcutânea em mais de 25% (o que é bom esteticamente falando) e reduz apenas em 3% a gordura vital para o nosso organismo. Estudo indicam que o efeito desse extrato fica 10x mais potente quando utilizado em conjunto com a cafeína e antagonistas dos receptores alfa, ou seja, substâncias que bloqueiam ação desses receptores e consequentemente menos gordura será depositada.*
Rauwolscine - Na verdade essa substância é um tipo de yohimbine - alpha yohimbine, muito bom para a queima de gordura.
1 3 dimethylamylamine - Mesma substância contida no Jack3d é um estimulante, seria uma alternativa para quem não se dar muito bem com doses mais elevadas de cafeína, com menos efeitos de "nervosismo" e pode alterar o apetite . Substância entrou para a lista de doping.
========================
Quanto à queima de gordura acredito que os 3 sejam eficientes na medida do possível, nada milagroso. Acredito que o Lipo6 tenha um impacto mais forte em relação ao controle do apetite, que pode ser bom ou ruim dependendo do seu objetivo.
Monday, December 5, 2011
Níveis altos de açúcar no sangue podem acelerar envelhecimento
Pessoas saudáveis com baixa quantidade de açúcar normalmente pareciam um ano mais novas do que as com números elevados
TerraManter uma dieta equilibrada não é importante apenas para a saúde e para manter o peso. De acordo com uma pesquisa da Unilever, taxas elevadas de açúcar no sangue podem acelerar o envelhecimento. Os dados são do jornal The Telegraph.
Os cientistas mediram os níveis de açúcar no sangue de 602 pessoas, enquanto um grupo de 60 avaliadores analisou duas fotografias do rosto dos participantes para supor suas idades. Pessoas saudáveis com baixa quantidade de açúcar normalmente pareciam um ano mais novas do que as com números elevados, e um ano e meio mais jovens que as diabéticas.
Constatou-se que cada milimol por litro adicional de açúcar no sangue, que em pacientes saudáveis varia entre 5 e 6 mmol/l, acrescenta cinco meses de envelhecimento em suas características faciais.
O incômodo estético pode ser causado por um acúmulo de açúcar que se une ao colágeno (proteína na pele que a mantém flexível) e é difícil para o organismo eliminá-lo. Outra possibilidade é que a glicose prejudica a produção de insulina, que se acredita desempenhar um papel central no envelhecimento
Subscribe to:
Posts (Atom)