Wednesday, December 28, 2011

Comer ou não leite e derivados, frutas, carbos??



Vocês já devem ter notado que cada lugar onde vamos buscar informações geralmente encontramos informações diferentes e até contrárias. Pois bem, a verdade é que não existe a verdade absoluta, não existe o ideal fixo - a palavra mais sensata seria "adequado". Ou seja, dieta adequada, treino adequado para cada indivíduo. Em uma entrevista, esse senhor ganhou a minha simpatia, realmente ele foi bem sensato nas suas palavras. Vamos nós para o quente da matéria...


Para quem quer perder gordura, dieta alta em carbos e baixa em gorduras ou o contrário?
- Primeiro você deve entender o seu tipo físico e a estrutura do seu metabolismo, esse é o crítico passo e que deve ser levado em consideração antes de iniciar qualquer dieta. Uma pessoa que 100 kg com um rápido metabolismo irá precisar de mais proteínas comparada a uma pessoa de 100 kg com um metabolismo mais baixo ou endomorfo, assim como precisará de mais carboidratos. Mas até mesmo um corpo de metabolismo lento deve ter cuidado em cortar demais os carboidratos, pois eles são o nutriente mais metabólico e estimulante para o nosso organismo.


Diminuir as proteínas, em algum caso, pode ser uma boa idéia?
- Com certeza, o nosso corpo não consegue absorver tanta proteína de uma só vez. Então ela é estocada como glicose ou gordura, isso faz com que o processo de perder gordura seja mais lento e também atrapalha o potencial benéfico dos carboidratos no nosso organismo. Pois os carboidratos são mais anabólicos e metabólicos do que as proteínas, mas eu não sou a favor da dieta baixa ou alta em carboidratos, sou a favor de o quê o seu corpo precisa. Motivo que torna a caseína mais interessante durante o dia ao compararmos com o whey.


E qual a quantidade ideal de carbos para quem quer definição no pós-treino? Carbos simples são os ideais e promover o aumento da insulina?
- Há muitas receitas, mas depende do seu objetivo e como o seu corpo reage. Se você comer apenas proteínas no pós-treino você está se livrando de um problema: o catabolismo. Ao adicionar carboidratos você não apenas evita o catabolismo mas como também se beneficia do anabolismo. Para alguém que realmente está focado em perder gordura, comer apenas proteínas no pós-treino e carboidratos na refeição seguinte é uma boa receita.

E as frutas, leites e derivados, hein??
- Eu não vejo problema em frutas, leites e derivados e em pão. A frutose não pode ser convertida em glicogênio muscular ao primeiro passo. Mas o fígado irá converter em glicose quando houver déficit calórico e então estará disponível no tecido muscular, sério?? Então eu nao recomendaria que a metade dos seus carboidratos viessem das frutas e nem faria uso exclusivo de frutas no pós-treino como fonte de carboidratos. As frutas não são melhores que os carboidratos integrais mas também não devem ser evitadas. E penso na mesma forma em relação aos pães integrais.

No comments:

Post a Comment